Maringá FM


Notícias

4 de Dezembro de 2017 Imprimir    E-mail

Cenário para a estação chuvosa em 2018 no semiárido do Estado não é bom, mas pode mudar nos próximos meses

Oceano Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste mais frio que o normal para a época, de acordo com a última atualização do Campo de Anomalias de TSM(Temperatura da Superfície do Mar) da NOAA.
 
Na verdade, o comportamento térmico do Atlântico Sul na referida região mostra-se instável, ou seja, oscila, de acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira.
 
Esse é um traço característico observado no comportamento térmico do Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste, e que vem sendo observado desde 2012, quando teve início a violenta crise hídrica observada no interior da região.
 
Mesmo com o Atlântico Sul na citada área desfavorável, dezembro, segundo mês da pré-estação chuvosa do semiárido da Paraíba, poderá ter chuvas esparsas em alguns momentos, e isoladas em outros. As chuvas serão irregulares e mal distribuídas no interior do estado. 
 
O estudioso projeta chuvas para Sousa e Cajazeiras em dezembro, mas descarta grandes acumulados de precipitação pluviométrica para as duas cidades.
 
Patos e Pombal terão pouca ou nenhuma chuva em dezembro.
 
Grandes reservatórios que abastecem essas cidades vão continuar em situação crítica em dezembro.
 
Cenário para a estação chuvosa em 2018 no semiárido do Estado por enquanto não é bom, mas pode mudar nos próximos meses, afirma o estudioso, já que o período mais chuvoso do semiárido da Paraíba ocorre geralmente de Fevereiro a Maio.

Portal Coremas com maispatos.com





« Voltar