Maringá FM


Notícias

5 de Janeiro de 2017 Imprimir    E-mail

Romero Rodrigues vai criar Controladoria-Geral do Município em Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande vai contar com uma Controladoria-Geral. O anúncio foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues, nesta quinta-feira (5). Segundo ele, o novo órgão será fundamental para o controle de gastos e acompanhamento de atos administrativos.

“Ao longo da nossa primeira gestão, de 2013 a 2016, a nossa equipe se esmerou neste tipo de cuidado, mas pelo princípio do zelo ao patrimônio público queremos o aperfeiçoamento desta atividade”, afirmou.

Segundo o prefeito, será enviado um projeto de lei à Câmara Municipal de Campina Grande objetivando-se a criação da Controladoria local. A data para esse envio não foi especificada, mas ele deverá ocorrer 'brevemente'.

Segundo a assessoria do prefeito, ele já manteve contatos e formulou convite para servidor técnico concursado da Controladoria-Geral da União (CGU). “Sozinho não posso cumprir tamanha tarefa, daí a necessidade de termos um profissional especializado para o exercício de uma missão tão importante”, garantiu.

Embora ainda não exista a Controladoria, o prefeito ressaltou que o controle de gastos e o equilíbrio fiscal tem sido uma regra rigorosamente aplicada à gestão municipal desde o seu início, em 2013. “Fomos firmes nisso, mas agora é hora de aperfeiçoar este tipo de atividade, pois zelamos pela transparência, respeito ao erário, boa aplicação de recursos públicos e contenção de gastos”, acrescentou.

A Controladoria-Geral do Municipal deverá ter como papel exercer fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e das entidades públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

Outra iniciativa a ser implementada nesta segunda gestão será a transformação da Secretaria-adjunta de Finanças em Secretaria Executiva de Receita, sendo isso mais uma ação destinada a modernizar a máquina administrativa, aperfeiçoando, sobretudo, o setor de arrecadação.

Portal Coremas com Portal Correio





« Voltar